sábado, 18 de junho de 2016

PESQUISA MOSTRA QUE O PAÍS APRESENTA LEIS E NORMAS DE COMBATE A CORRUPÇÃO E MUITAS DELAS NÃO SÃO FUNCIONAIS



Resultado de imagem para corrupção não

No âmbito federal, o país apresenta leis e normas bem estruturadas de combate à corrupção, porém muitas delas não são funcionais. É o que mostra pesquisa que avaliou os mecanismos de prevenção e combate à corrupção no governo federal nos últimos 15 anos, apresentada, ontem, durante a Conferência Ethos 360º, no Rio de Janeiro.

O estudo analisou o Sistema de Integridade Nacional, no âmbito da União. Iniciativa do Instituto Ethos, a pesquisa foi feita no período de agosto de 2014 a março de 2016 e fez o diagnóstico das vulnerabilidades dos atuais mecanismos de prevenção e combate à corrupção.

Foram identificados os avanços e as áreas de vulnerabilidade em dez pilares: Poder Legislativo, Poder Judiciário, ciclo orçamentário, contratação de pessoal em órgãos e empresas públicas, contratação de obras e serviços, sistema eleitoral, controle interno, externo e social, mídia, sociedade civil e ambiente de negócios.
A equipe coordenada por Rita de Cássia Biason verificou que o Brasil tem um conjunto de boas normas, inclusive superior em comparação a outros países, mas há falha na efetivação.