segunda-feira, 15 de julho de 2024

GOVERNO FEDERAL APURA INDÍCIOS DE FRAUDE EM MAIS DE 300 MIL PEDIDOS DE ACESSO AOS R$ 5.100 DO AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO CRIADO PARA AJUDAR PESSOAS AFETADAS PELAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL

 


O governo federal apura indícios de fraude em mais de 300 mil pedidos de acesso aos R$ 5.100 do Auxílio Reconstrução criado para ajudar pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As suspeitas recaem sobre quase metade do total de solicitações (629,6 mil).

O Executivo investiga o caso de 150,6 mil pessoas que solicitaram o benefício e, em tese, não moram em área atingida pela tragédia ambiental. Além disso, 152,7 mil não tiveram o endereço confirmado e 2.700 requereram o auxílio em mais de uma cidade. Os números foram revelados pelo Jornal Nacional.

Outra situação sob suspeita são 1.262 pedidos feitos em nome de pessoas que constam como mortas na base de dados do governo federal. 

As tentativas de fraude foram identificadas em uma espécie de malha fina feita pelo Executivo para identificar possíveis irregularidades na concessão do benefício.