terça-feira, 9 de julho de 2024

JUSTIÇA AUTORIZOU QUE O PREFEITO DE AMONTADA, FLÁVIO TEIXEIRA FILHO (PT), VOLTE AO CARGO APÓS SER AFASTADO

 


Prefeito de Amontada, Flávio Teixeira Filho (PT)

A Justiça autorizou que o prefeito de Amontada, Flávio Teixeira Filho (PT), volte ao cargo após ser afastado em maio como resultado de operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Otávio de Almeida Toledo, concedeu um habeas corpus ao gestor. Provocado pela defesa, o magistrado entendeu que a acusação contra o prefeito deve ser analisada pela Justiça Federal e não pela Estadual, já que a suspeita contra o político é de desvio de verba federal. Ao analisar novo recurso da defesa, o ministro reviu a decisão pelo afastamento do prefeito, permitindo que ele retorne ao cargo até que a Justiça Federal tome uma nova decisão no caso.

“Portanto, considero contraditória a decisão, motivo pelo qual acolho os embargos de declaração, para acrescer à monocrática a suspensão dos efeitos, sobre o paciente, das medidas cautelares de suspensão temporária de cargo/função pública com afastamento cautelar e proibição de acesso ou frequência às repartições públicas do município, até que a Justiça Federal decida sobre a sua necessidade”, diz o magistrado ao fim da decisão.

Flávio Teixeira Filho estava afastado desde o dia 22 de maio como resultado da Operação Vigilantia. Desde então, quem estava no comando da cidade da Região Norte do Ceará era o vice-prefeito Jonas Rabelo Pinheiro (MDB). Essa operação investiga possíveis irregularidades na contratação de serviços de fornecimento de combustíveis e de limpeza pública pela Prefeitura de Amontada. Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Amontada, em residências e sedes de empresas.

Fonte: jornal O estado do Ceará